A mãe de todas as criptomoedas foi inventada há mais de uma década. Desde os primórdios da internet e da gloriosa ideia de Jeff Bezos de criar a Amazon — felizes de nós, não na qualidade de Cadabra, que lembra cadáver — pagar era um problemão, especialmente no tocante à fraude.
[...]
Permitia ao comerciante copiar rapidamente os dados do cartão de crédito em um pedaço de papel e entregar uma cópia ao cliente para rubricar. Sua característica mais marcante era esse zunido e estalo que produzia.
Antes da invenção dessa máquina esquisita que concluía o processo de pagamento, o que tínhamos era muita papelada, algo que demorava. Lembro-me de clientes reclamando na fila: “Só o que me faltava. Mais um com cartão de crédito. Agora que não saímos da fila tão cedo.” E era verdade, o comerciante tinha que tirar os papéis, anotar tudo em formato legível, verificar a identidade do cliente e a assinatura, e isso exigia tempo. Pagar com dinheiro era comparativamente rápido e fácil — havia muito para empresários inteligentes aperfeiçoarem.